quinta-feira, 7 de maio de 2009

Regulamento da 5ª Gincana

REGULAMENTO DA 5ª GRANDE GINCANA ÉRICO VERÍSSIMO
( SEMANA DOS 46 ANOS DE CRIAÇÃO DA ESCOLA )
http://gincanaericoverissimo.blogspot.com/

Tema norteador: Pelos caminhos de Três Passos ...................

Realização: De 3 a 5 de Junho de 2009. Abertura: Dia 03 de junho 2009


Capítulo I
Disposições Preliminares

Art. 1 – A Gincana Cultural é uma promoção do Instituto Estadual de Educação Érico Veríssimo dentro das comemorações dos “46 anos da escola”, organizada por uma comissão da Direção, Coordenação Pedagógica e professores da referida Escola.

Art. 2 – A gincana tem como centro de todas as atividades, o engajamento e a integração entre a Comunidade Escolar.

Art. 3 – Só podem se inscrever nas equipes, alunos regularmente matriculados no colégio, pais de alunos, professores e funcionários.

Capítulo II
Da Sede e do Calendário

Art. 4 – A sede da gincana será o I.E.E. Érico Veríssimo, onde a Comissão Organizadora manterá o seu “Quartel General”. ( Sala de Vídeo – Nº 28 – Prédio 2 )

Parágrafo I – O “QG” de cada equipe será na casa de um dos 35 integrantes da Equipe, oficialmente inscritos, devendo para tal haver uma autorização por escrito do pai, mãe ou responsável pelo aluno, ou então, do professor ou funcionário participante.


Art. 5 - O calendário de atividades é o seguinte:

a) Inscrições: Das 7h e30min do dia 06 de maio até às 12 horas do dia 20 de maio de 2009.
b) Reunião dos responsáveis pela equipe: Coordenador e vice-coordenador – Dia 20 de Maio, às 19 horas e 30 minutos, no salão da Escola.
c) Tipos de tarefas: uma parte das tarefas será divulgada pela 92 FM, em horários pré-estabelecidos e comunicados com antecedência. Salientamos que esta divulgação será tão somente pela Rádio e não haverá nenhuma informação complementar (por escrito ou verbalmente) por parte da Comissão. A outra parte das tarefas será divulgada por escrito, na Escola, por parte da Comissão Organizadora e sempre terá que ser retirada por um dos integrantes da equipe, de preferência o Coordenador ou vice-coordenador da Equipe.
Observação: Algumas tarefas serão entregues antes do dia da abertura (03/06/2009).
d) Encerramento: Dia 05 de Junho 2009, à tarde, com horário e local a serem definidos.


Capítulo III
Da Inscrição e Participação

Art. 6 - Cada equipe deverá ter 35 integrantes inscritos, sendo, obrigatoriamente:
6 alunos da 8ª série
22 alunos do Ensino Médio diurno
2 alunos do Ensino Médio noturno
2 pais ou mães de alunos regularmente matriculados (ou seu responsável)
3 professores ou funcionários

Observação: Não podem fazer parte das Equipes, qualquer pessoa envolvida na organização da gincana ( Professores: Reni, Ivonete, Dulce, Alci, Dilse, Marlei, Fabiano e Funcionária Geovani)
Art. 7 - A inscrição da Equipe será feita mediante apresentação da Ficha de Inscrição Padrão, na qual deverá constar: o nome da Equipe, nome do coordenador e vice-coordenador e relação dos componentes (nomes completos, séries e turmas dos alunos, no caso dos pais – indicar o nome, a série e a turma do(a) filho(a).

Art. 8 – Não serão aceitas inscrições provisórias, isto é, sem que a Equipe preencha os requisitos mínimos estipulados nos artigos 6 e 7. Eventuais substituições de integrantes da equipe somente poderão ocorrer com a autorização da Comissão e no máximo até o dia 22 de maio 2009.

Art. 9 - No ato da inscrição deverá ser pago uma taxa de R$ 40,00 por equipe, valor que deverá ser rateado entre os integrantes da mesma.


Capítulo IV
Da Avaliação do Desempenho das Equipes:

Art. 10 - As Equipes serão avaliadas através de pontos previamente estipulados, de acordo com o cumprimento das tarefas. A pontuação de cada tarefa será comunicada no momento da divulgação da mesma.
Observação: A presença de todos os alunos nos dias da Gincana faz parte do processo de Avaliação da Escola, uma vez que estes três dias de Gincana serão considerados dias letivos.

Art. 11 – As penalidades serão atribuídas segundo critérios estabelecidos neste regulamento e quando omisso, a critério da Comissão Organizadora, sempre com o direito de defesa da Equipe penalizada.

Art. 12 – A pontuação parcial das Equipes será divulgada diariamente, após avaliação e computação dos pontos das tarefas até então executadas.

Capítulo V
Da Abertura:

Art. 13 – O lançamento oficial da gincana acontecerá no dia 03 de Junho, às 8 horas e 30 minutos, com Cerimônia especial de abertura da 5ª Grande Gincana Érico Veríssimo.

Art. 14 – Durante a Cerimônia de Abertura, cada Equipe deverá vir devidamente identificada, aparecendo claramente o nome da Equipe. No mínimo deverão se apresentar nesta atividade 20 integrantes da Equipe, e deverão executar as Tarefas previstas para a ocasião, que serão divulgadas com antecedência.

Capítulo VI
Das Tarefas

Art. 15 – A Comissão Organizadora elaborará as tarefas, atribuindo a cada uma os respectivos pontos, segundo o grau de dificuldade, tempo necessário para a realização e participação da Equipe.

Art. 16 – A elaboração, coordenação, divulgação e avaliação das tarefas ficarão a cargo da Comissão Organizadora da Gincana.

Art. 17 – A interpretação de cada uma das tarefas e o acompanhamento da divulgação, através da Rádio FM 92, bem como cronograma de entrega, etc, fazem parte da gincana.


Capítulo VII
Da Pontuação

Parágrafo único: A pontuação estará especificada em cada uma das tarefas.

Capítulo VIII
Do Resultado
Art. 18 – O resultado final da gincana será proclamado na tarde do dia 05 de junho de 2009, no encerramento, considerando-se vencedora a Equipe que tiver somado o maior número de pontos no conjunto de todas as atividades e tarefas.

Parágrafo Único – Será considerada a soma de pontuação, descontadas as punições e/ou descontos, caso houverem.

Capítulo IX
Da Premiação

Art. 19 – À Equipe que se classificar em primeiro lugar será oferecida uma viagem ao Parque das Tuias - Soledade. O referido prêmio se refere somente às despesas com o transporte de ônibus de Três Passos ao local do Parque, e contemplará somente integrantes inscritos na Equipe (máximo 35) e professores acompanhantes.

Art. 20 – À Equipe que se classificar em segundo lugar será oferecida uma viagem ao Balneário Três Cascatas – Santo Cristo. . O referido prêmio se refere somente às despesas com o transporte de ônibus de Três Passos ao local do Parque, e contemplará somente integrantes inscritos na Equipe (máximo 35) e professores acompanhantes.

Art. 21 – À Equipe que se classificar em terceiro lugar será oferecido um passeio ao Balneário Olhos D’água. O referido prêmio se refere às despesas com o transporte de ônibus de Três Passos ao local do Balneário, entrada e almoço. e contemplará somente integrantes inscritos na Equipe (máximo 35) e professores acompanhantes.

Obs. As datas para as atividades previstas nos artigos 19, 20 e 21 serão estipuladas posteriormente pela Direção da Escola.


Capítulo X
Das Disposições Gerais

Art. 22 – As alterações deste Regulamento, que porventura venham a ser feitas pela Comissão Organizadora, serão comunicadas aos responsáveis pelas equipes, em tempo hábil.

Art. 23 – A Comissão Organizadora se reserva o direito de punir as equipes que contrariarem o Regulamento da Gincana e/ou danificarem o patrimônio da Escola e/ou particulares e a natureza que a cerca, mediante desconto dos pontos e cobertura de custos sobre os danos. Ao mesmo tempo que, isenta-se de qualquer responsabilidade por prejuízos causados pelas equipes.

Art. 24 – A Comissão Organizadora aceitará denúncias e reclamações que venham por escrito, entregues por um de seus Coordenadores.

Art. 25 – A Equipe acusada terá direito de defesa. Para tanto será convocada uma reunião com os Coordenadores das equipes, Comissão Julgadora e Direção da Escola, podendo ainda, em caso de necessidade, serem convocadas pela Equipe Organizadora, pessoas com finalidade de esclarecimento dos fatos.

Art. 26 – As equipes que comprovadamente infringirem o regulamento, serão punidas com a perda dos pontos da tarefa à qual a mesma se refere, e/ou, o valor em pontos da tarefa imediatamente anterior entregue, independente desta estar correta.

Art. 27 – A 5ª Grande Gincana Érico Veríssimo somente será realizada com a participação mínima de 10 (dez) equipes.

Art. 28 – Os casos omissos neste Regulamento serão resolvidos pela Comissão Organizadora.

Três Passos, maio de 2009.